BENEFÍCIO INSS

A Previdência Social, via benefício INSS, assegura ao contribuinte renda no momento em que mais precisa

benefício inss

Benefício inss

A Previdência Social, via benefício INSS, assegura a todo contribuinte ativo que não possa mais exercer sua atividade profissional por prazo determinado uma renda mensal para que possa manter o seu sustento e de seus dependentes. Os benefícios são destinados aos contribuintes ativos com o INSS no momento do ocorrido e regulados pela Lei 8.213/91.

Dentre os benefícios mais comuns e conhecidos estão o auxílio doença, o auxílio reclusão, e o salário maternidade, também chamado de auxílio maternidade. Além das pensões alimentícias e pensões por morte. Conheça mais sobre beneficio INSS.

Auxílio Doença

auxílio doença é um benefício INSS concedido pela previdência a todos contribuinte ativo que venha a ser incapaz de exercer suas atividades profissionais por motivos de doença ou acidente. Este benefício consiste no pagamento de uma renda durante o prazo de incapacidade laboral, ou seja, pelo prazo que o contribuinte esteja incapaz de exercer seu trabalho. Para mais informações se você se encaixa no auxílio doença clique aqui e saiba mais.

Clique aqui e saiba mais sobre auxilio doença.

Auxílio Acidente

O auxílio acidente é destinado ao beneficiário inss que retornou do auxílio doença com condições de trabalho, contudo com limitações que o impeçam de exercer em plenitude. O auxílio acidente permite ao beneficiário continuar trabalhando e ao mesmo tempo receber o benefício do INSS. Para mais informações se você se encaixa na aposentadoria por idade clique aqui e saiba mais .

Clique aqui e saiba mais sobre auxilio acidente.

Auxílio Reclusão

O auxílio reclusão é um beneficio inss do encarcerado, mas devido ao dependente. Tem como objetivo prover sustento ao dependente do contribuinte que esta preso. Para se ter direito ao benefício o encarcerado deve estar ativo com o INSS na data da prisão, ou seja, deve estar trabalhando de carteira assinada, ou contribuindo como autônomo, na data da prisão.

Clique aqui e saiba mais sobre auxilio reclusão.

Pensão por Morte

A pensão por morte é um benefício inss devido à viúva do falecido, aos seus filhos, pais, e irmãos. Existem vários aspectos a serem observados neste tipo de benefícios e sua duração varia, podendo ser vitalicia ou muito curta.

Clique aqui e saiba mais sobre pensão por morte.

Contato

Lei da aposentadoria, LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991, acesse o site do planalto: www.planalto.gov.br.

Previdência Social: www.previdencia.gov.br.